terça-feira, julho 23, 2013

tenho andado cá a pensar ...


as minhas filhas já têm idade para receber uma moedinha de vez em quando? pergunto isto porque uma vez por semana levam 1 € para comprar um bollycao na escola, nos dias de ir ao cinema tbem costumam levar o dinheiro para pagar na secretaria, a mesma coisa para outros passeios escolares e até chapéus da escola já têm tido a responsabilidade de ir comprar e pagar na secretaria. Sempre correu tudo bem, ou seja sempre pagaram e trouxeram o troco. Hoje a Micas levou uma nota de 5€ e expliquei-lhe que tem que trazer o troco, vamos ver ... o que acham disto? tbém dão estas responsabilidades aos vossos filhos e como corre? por outro lado se eu der 2€ por semana á Micas tenho a certeza de que troca logo o dinheiro por bollycaos e batatas fritas no mesmo dia, tem que ser dinheiro certo ou então explicar~lhe que tem que trazer troco !

Maggie

2 comentários:

S* disse...

Enquanto andava na primária tinha direito a 200 escudos, 1 euros, por semana. Comprava duas chicletes hoje, duas amanhã... :) E assim geria o dinheiro.

disse...

Na minha opinião é bom que desde pequeninos tenham a noção do valor do dinheiro...

O meu principezinho tem 5 anos, quase 6 e já tem acontecido irmos todos as compras e ele faz as suas compras escolhe o que quer e na caixa fazemos pagamento separado nós pagamos as nossas compras ele paga as dele!...
Bem, confesso que pode parecer estranho... mas na realidade ele adora essa responsabilidade e como é lógico não tem a noção ainda do valor monetário apenas sabe que para trazer as coisas precisa ter dinheiro que chegue e se apenas tem 5€ não pode gastar 6... então tem de saber qual a prioridade se quer um jogo mais caro e vai gastar em pequenas coisas demora mais tempo a conseguir ter dinheiro suficiente para o tal jogo!...

E mesmo não fazendo diferença no nosso orçamento não lho damos...se ele quer tem de o conseguir!

Julgo ser um bom começo! ;)