segunda-feira, setembro 02, 2013

não percebo alguns pais nem como funcionam tantas famílias ...

Juro que não entendo, então depois de 1 mês inteiro de férias com os filhos a escola abre hoje e muito poucas crianças aparecem? A Micas deixei-a entregue á professora perto das 9h30 e estavam mais 3 meninos na sala, 3 meninos! Na sala da Maria estavam uns 7 ou 8 não mais. E destas crianças estavam lá os dois pais a levá-los quando hoje nem é o dia mais importante, esse será só dia 12, dia em que começam mesmo as aulas. Os 2 pais perto das 9h30, será que não trabalham, tiraram o dia? é que o ar era o mais relaxado possível, sem pressas. Terão mais do que os 22 dias úteis de férias por ano? Depois penso, e os que não foram hoje ainda à escola ficam com quem se os pais trabalham, será com avós? a escola abriu hoje, o mês será pago por inteiro quer as crianças vão dia 2 ou dia 15, e estas crianças não vão á escola? Fazia-lhes bem, para se adaptarem. A professora vai mostrar a escola, as salas, os recreios, vai distribuir os livros, querer saber de cada um deles de uma forma mais informal. Quando não há aulas brinca-se no recreio, fazem-se umas fichas que sobraram das férias, põe-se a conversa em dia com as amigas ...
A escola também serve para brincar, correr, rir, fazer amigos, ...


Maggie

17 comentários:

Paula disse...

Maggie: nem todos tiram férias em Agosto. Nós vamos tirar mais uns dias na semana que vem... A escola da minha tb já abriu mas só o ATL é que está a funcionar... Entre tê-la em casa com o irmão ou a brincar com os primos e amigas que não são da escola e levá-la já para estar ao cuidado dos funcionários do ATL prefiro mil vezes a primeira opção. Tem o ano todo para estar na escola. Enquanto as aulas não começam a sério podem muito bem aproveitar mais um pouco as férias. Ah! E no primeiro dia de aulas lá estaremos ( pai e mãe) para lhe dar um beijinho antes de entrar na sala de aula e não é por isso que o meu marido é pior funcionário. Bjs

disse...

Maggie há ainda muitas famílias de férias daí haver ainda poucas crianças hoje na escola. O ano lectivo começa entre o dia 12 e o dia 16 de Setembro.
Bj

M.P. disse...

Sim, a escola serve para isso tudo, mas eles são bem mais felizes a fazer isso tudo com a família. Ainda há muitos pais que só agora puderam tirar férias. Nem todos têm o privilégio de gozar férias em Julho ou Agosto. Por isso, acho muito bem que, se os pais estão de férias, os meninos estejam com os pais ou com os avós. Mau era se assim não fosse. Afinal de contas as aulas só começam mesmo dia 12, e eles vão ter o ano todo para estar na escola.

Maggie disse...

Olá Paula, nós também lá estaremos no dia 12 para lhes desejar boa sorte, mas não pudemos estar hoje os dois, como não poderemos estar os dois dia 17, nem no dia da reunião de pais do 1º ano, nem no dia de reunião de pais do 2º ano, temos que escolher os dias mais importantes para podermos ir os dois. E não acho que estejam melhor com os avós e com os primos, se calhar depende dos avós dos primos e da escola, mas isso já é outra conversa.


Bjos

Maggie

Rute disse...

Pois eu não percebo é quem manda os miúdos mais cedo para a escola estando ainda em casa ou havendo familia disponivel. Cada um tem as suas duvidas, mas também "não percebo alguns pais" mas pelas razões contrárias. Sou apologista de que quanto mais tempo passarmos juntos em família melhor. Têm o ano inteiro para ir à escola e para passar a maior parte do tempo na escola. E não faz sentido para mim mandar os meus filhos para a escola mais cedo só porque pago o mês todo, se eu estou em casa, há coisas que vão muito para além de dinheiro... E não tenho duvidas que estar com os avós/tios/primos é muito melhor. Família em primeiro lugar sempre.
Quanto à adaptação, tudo começa no dia 16, incluindo a adaptação. Não há necessidade nenhuma de irem mais cedo até porque os professores não podem começar nada sem estarem todos, nem antes do dia oficial estipulado pelo ME.

Maggie disse...

Epá o que me parece é que há mtos pais insatisfeitos com as escolas dos filhos, que aversão á escola!
As minhas filhas são as primeiras a quererem voltar, têm saudades e isso é bom!

Bjos

Maggie

Rute disse...

Não é aversão à escola, se não gostasse não andavam lá, porque também pago. Simplesmente a escola é um lugar onde as crianças vão para aprender, socializar, brincar, e trabalhar. A escola é um dever, tem um dia de começar, e um dia de acabar. E o normal é isso, ir quando começa oficialmente e não ir antes, como dá a entender. Nem me parece que seja saudável para a criança estar na escola com apenas 3 amigos sabendo que os restantes estão ainda todos com a família e não me venha dizer que se sentem bem com isso pois nenhuma criança prefere a escola aos pais. É bom que as crianças tenham noção de que a escola é um dever que começa e acaba em X dia para todos, que todos vão embora no mesmo dia e todos regressem no mesmo dia.
Acho normal que esses pais mesmo pagando o mês todo só façam questão de levar as crianças no dia oficial, mantendo-os o mais tempo possível com a família, não há nenhuma anormalidade nisso!
E claro que querem voltar, é normal, a escola é boa e não é nenhuma coisa má, portanto querem voltar, tal como também choram por voltar porque preferiam ter ficado em casa! ;)

M.P. disse...

Esse comentário agora foi desnecessário e infeliz. Ninguém está aqui a pôr em causa as condições da escola nem o carinho das educadoras. Simplesmente há pais e mães, como eu, que valorizam muito mais o tempo passado em família do que as actividades extra-curriculares que os miúdos têm na escola. E sim, graças a Deus que cresci numa família unida, que tive uns pais que sempre se preocuparam em me mostrar quais são os verdadeiros prazeres da vida e me permitiram aprender que a família e os momentos em família são sem dúvida o mais importante. A minha mãe é professora primária e nunca optou por me levar à escola antes do início do ano lectivo. Cresci rodeada de primos e muita brincadeira com eles, e com eles que tenho as melhores recordações da minha infância. Fui sempre uma miúda sociável, tive e tenho bons amigos com quem sei que posso contar, mas para mim, família é família. E é nessa base que educo, felizmente!, o meu filho.

Rita_in_UK disse...

Olá Maggie,
Os meus só vão no primeiro dia de aulas... Tenho a sorte de ter a minha mãe que pode ficar com eles, e hoje por exemplo saíram da piscina às 6 da tarde. Não vejo qualquer valor acrescentado de os ter na escola para alem do período letivo, talvez porque eu própria sempre tive "direito" às férias escolares completas por ter a minha mãe em casa connosco. Tenho ambos no público, por isso não fico a "chorar" o dinheiro que paguei, mas mesmo quando os tinha no colégio, nunca os deixei lá para além do estritamente necessário. Acho que como crianças, se puderem estar a divertir-se, porquê estarem no "depósito de crianças"? Acho mesmo uma tristeza estes dias em que estão apenas uns pouquinhos que os pais não têm mesmo quem fique com eles, e como não é esse o caso dos meus, as férias continuam até dia 12 :). Bjinhs,

Maggie disse...

Eu percebo o teu ponto de vista Rita, e se tivesse avós que ficassem com elas e lhes proporcionassem dias divertidos se calhar tbém não as mandava para a escola, mas como não tenho e as nossas férias já terminaram são elas que agora querem ir para a escola, á procura dos amigos e de brincadeiras que já não têm há uns 2 meses ... Na escola das minhas são mtos os meninos que vão em época de férias, os pais trabalham e não têm outra hipótese.

Bjos

Maggie

Anónimo disse...

lolol ja foi td dito ... juro q só consigo pensar q vc inventa estas tontices para conseguir visitantes.. lol

Maggie disse...

Deixo uma beijoca a esta e a outras anónimas que estão cá sempre, bjo grande

Maggie

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Full-time Mom disse...

Para mim o melhor também é estarem com a família a maior parte do tempo possível e na escola só o estritamente necessário. Mas como a Maggie parece achar que há escolas e "escolas", também eu acho que há famílias e "famílias" e para algumas crianças é mesmo preferível estarem na escola do que com as "famílias". ;)

Maggie disse...

Claro que há escolas e escolas e famílias e famílias, claro que não é tudo igual. há escolas muito melhor que outras e famílias para lá de espectaculares, mas tbém existe o contrário ...
Cada um faz a opção que lhe parece melhor perante aquilo que tem.

Bjos

Maggie

Mary disse...

Por aqui não se discute isso, é pública e só abre daqui a 2 semanas para todos e ponto final. Mas se estivesse aberta não os mandava, ficavam com a avó, concordo com a maioria das opiniões deixadas, também prefiro que passem o tempo livre com a família.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.