terça-feira, setembro 17, 2013

saudades de ter bebés pequenos


Quanto mais os nossos filhos crescem mais difícil se torna educá-los ensiná-los e orientá-los. As duvidas são mais do que muitas, aliadas ás perguntas deles que ainda nos deixam mais indecisos. Quando ouvia mães experientes falarem que quanto mais crescem pior é, não queria acreditar. 
Para mim um bebé nunca foi um drama, nem quando berravam a plenos pulmões por causa das cólicas, para mim o difícil é agora. O complicado é ensiná-los com se comportarem, com devem reagir se lhes chamarem nomes, como devem brincar e estudar, explicar que há tempo para tudo, orientá-los no estudo, tentar perceber onde são melhores e apoiá-los. 
Os desafios são mais do que muitos e são mais do que quando eram pequenos e fazíamos o que entendíamos sem que nos questionassem. Agora que já têm opinião e já têm ideias do que querem e do que gostam tudo é mais complexo. Saber ceder e saber pôr um travão tornou-se o desafio maior. As cólicas e o dar a primeira papa é uma brincadeira perto do que está para vir! (isto para qualquer mãe interessada porque também as há que não dão importância a nada, e aí claro que não há duvidas, nem receios)

Bons dias


Maggie

5 comentários:

RAINHA MÃE disse...

Como eu concordo! O mais velho tem 11, o do meio 8, o mais novo 5 e são cada vez mais as dúvidas! Também nunca me senti minimamente insegura enquanto forma bebes, agora ando sempre a duvidar das minhas capacidades. Acabo por ficar feliz por só ter rapazes! Parece que não mas acabam por ser menos complicados!

Sonia disse...

tão verdade e quanto mais crescem maiores os desafios

lena disse...

Olá Maggie.
Concordo plenamente quando eles crescem as preocupações são proporcionais. A minha mais velha tem 14 anos. Idade que precisa de muito dialogo, compreensão, paciência e acompanhamento. O mais novo tem 4. Começou agora a pré e precisa também de outro tipo de atenção, paciência e acompanhamento. Não é nada fácil mas aquele olhinhos carinhosos e os abraços deles compensa tudo.
Beijinhos grandes.

Nany disse...

Quem disse que educar era fácil? Só os livros têm as respostas prontas e resulta tudo à primeira, na vida real é bem mais difícil.
Bjs

Carla disse...

concordo 1000%