terça-feira, outubro 29, 2013

não fazer os trabalhos de casa


Caro Dr. Quintino Aires:
O Sr. sabe que o adoro, que sigo as suas recomendações, que concordo com a sua maneira de educar umas vezes mais rígida outras vezes mais flexível, mas não posso concordar com esta ideia do NÃO aos trabalhos de casa. Ora a ver, está bem que cada caso é um caso, está bem que há professores que mandam demasiados trabalhos de casa mas dizer num programa de televisão que os pais se devem recusar a aceitar que os filhos façam trabalhos de casa, hoje o Sr. não esteve bem. Então agora os professores mandam trabalhos de casa e os pais vão lá falar e dizem que ao abrigo de uma qualquer nova lei os seus meninos não fazem os trabalhos de casa? então mas os trabalhos de casa fazem mal a alguém? então os professores estão lá na escola a fazer o quê? e desde quando é que os pais mandam no professor? isto está tudo ao contrário é o que é. Quando os meninos se portam mal todos concordam que os professores na escola também os devem educar e castigar, mas depois para mandar trabalhos de casa o professor já não é válido? Outra coisa é pedir uma reunião e partilhar com o professor que os trabalhos de casa são em demasia e tentar chegar a um acordo para não mandar tantos para fazer, agora levar para casa uma ficha que consolida os ensinamentos do dia mata alguém? Dispensem-se os professores todos, voltemos ao tempo da TeleEscola e os papás que os ensinem em casa, sem tpc´s, sem fichas, sem testes, olhem sem nada! Por estas e por outras é que estamos com estamos ...

Nota: na escola das minhas filhas os tpc´s são facultativos mas como aqui em casa uma ficha não mata ninguém, os tpc´s são feitos diariamente sem falhas.


Maggie

21 comentários:

vera disse...

Maggie, há vários estudos que comprovam que os trabalhos de casa não trazem nada de bom - as crianças estão estafadas (passam umas 9h, 10 horas por dia na escola) e ainda trazem repetições e mais repetições, tirando-lhes tempo para outras actividades e para brincar? Que sentido faz isso?
Para além de que está provado que dado o cansaço, os miúdos não retém nada com os TPCs.

vera disse...

http://www.educare.pt/educare/Atualidade.Noticia.aspx?contentid=C30C0A8CA9C70E77E0400A0AB80001BA&opsel=1&channelid=0

vera disse...

Maggie, já agora que "nova lei" é essa? Gostava de ter conhecimento :)

Maggie disse...

Olá Vera, sou da opinião de que se os tpc´s não forem excessivos não fazem mal nenhum, além de que é uma forma dos pais acompanharem a escola e o que os filhos andam a aprender. Também os ajuda a ser responsáveis e a cumprir obrigações.Considero um desrespeito pelo professor e pela instituição Escola esta história do só faz quem quer...

Beijinhos

Maggie

Maggie disse...

olha Vera já pesquisei na net e não encontrei, mas o Dr. Quintino Aires disse até o nº da lei ou do decreto lei, hoje no programa da manhã da TVI.

Maggie

vera disse...

Acho completamente anti-pedagógico um pai dizer que o filho não faz os TPCs. Tb acho errado os professores passarem TPCs sem fim. Não é contraproducente. Considero que há outras formas de nos mantermos informados e de acompanharmos os nossos filhos :)

obrigada pela dica - vou procurar!

Sónia disse...

Na escola da Sofia também é opcional os trabalhos de casa e ela faz porque eu quero que faça.Não lhe cai pedaço nenhum, e se ela tem energia para brincar, pinchar e e ter outras actividades depois das aulas também pode perder 30 minutos por dia a fazer os tpc.

vera disse...

"também pode perder 30 minutos por dia" - eu não quero que a minha filha perca tempo ;)

vera disse...

Há outras formas de educar para além da escola e dos trabalhos de casa!... muitas outras formas, felizmente!

Maggie disse...

as minhas filhas chegam da escola por volta das 17h, há tempo para fazer os trabalhos de casa, para tomar banho, para fazer um 2º lanche, para brincar, para ver televisão, tudo isto até há hora do jantar.

bjos


Maggie

Mariposa Colorida disse...

Aqui em casa são sagrados. Eu também trazia trabalhos de casa e não sou nenhuma traumatizada por isso. Mas também tenho sorte a professora da Mini mais velha manda poucos TPC.

vera disse...

Há muito boa gente com realidades bastante diferentes, Maggie. A minha filha precisa de dormir 12 horas por dia, as horas do dia não chegam, portanto, dorme 11 horas por dia durante a semana. E ou faz TPCs ou brinca, porque depois é hora de banho, jantar e caminha!

Maggie disse...

Claro Vera cada um sabe de si e por isso mesmo os tpc´s na escola das minhas filhas não são obrigatórios, porque há crianças que chegam a casa perto das 19 ou mesmo das 20 horas. Embora eu na idade das minhas filhas fizesse os tpc´s religiosamente, e ai de mim que não os fizesse e chegava a casa perto das 20h30. Tbém não fiquei traumatizada por isso!

Beijinho
Maggie

vera disse...

A mim não me cabe na cabeça que algumas crianças trabalhem 10 horas por dia e ainda tragam trabalhos de casa.
Eu também não fiquei traumatizada com os TPCs, mas saía da escola às 13h.
A minha filha também não está traumatizada, mas é meu dever zelar pelo bem estar dela e lutar por aquilo que considero correcto e justo.

Maggie disse...

bem eu tinha uma realidade parecida com a das minhas filhas na medida em que andava numa escola particular e ao contrário das escolas primárias da época tinha aulas o dia inteiro, e chegava a casa bem tarde, (felizmente nisso as minhas filhas estão em vantagem).
Eu acho que esta cultura de poupar as crianças a tudo, este facilitismo acaba por ser prejudicial para elas, mas como diz a Vera cada caso é um caso, e no meu os tpc´s são bem vindos. Não são exagerados, a minha filha tbém só está no 2º ano e a mais nova no 1º ...


Bjos

Maggie







vera disse...

A minha também está no 1º ano e traz uma quantidade monstruosa de TPCs!

Maggie disse...

eu até ia perguntar se a tua menina já era mais velha mas se está no 1º ano também me parecem trabalhos a mais. as minhas trazem uma ficha e a minha mais nova que está no 1º ano a maioria das vezes traz alguns desenhos para pintar, só.

é melhor falares então com a professora, uma coisa é uma ficha ou o resto de um trabalho que foi o que ficou por fazer na escola, (é o que acontece com as minhas), agora esse exagero de que falas deve ser mesmo um exagero.

bjos

Maggie

Maria João disse...

Eu não consigo compreender muito bem o sistema Português e a necessidade de algumas crianças trazerem para casa tpc´s que dá pa mais duma hora. Tb não entendo a necessidade de trazer tpc para os fins de semana!!! Não seria suposto as crianças descansarem ao fim de semana, tal como a maioria dos adultos faz??
Por aqui as coisas são diferentes, os anos escolares também...A minha filha traz tpc à 2ª feira e o mesmo tem de ser entregue às 6ª feiras. Não sei se o método se mantém nos outros anos escolares mais avnçados, mas, por enquanto estou a gostar. Não há tpc para os fins de semana nem férias.

vera disse...

Ninguém compreende o sistema português, maria joão ;)
O sistema de que falas faz todo o sentido!

Sonia disse...

ainda ontem o Miguel dizia que há 3miudos na sala que nunca fazem os trabalhos de casa e por acaso até são os mais fracos nas notas-eu concordo com o trabalho de casa como forma de os responsabilizar e rever matéria-pouca coisa por dia como até tem sido no caso do M. não concordo nada com trabalhos de casa como forma de "acabar " o que devia ser feito nas aulas-como acontece muitas vezes

Nany disse...

Eu sou a favor dos TPC, mas não do exagero nos mesmos.
Por cá já tivemos o abc, os ditongos e outros. Ele normalmente faz no ATL, mas mesmoa a Prof mandando todos os dias tpc não é em excesso, digamos que os diliu durante a semana.
Noto que sim, que os miudos que os fazem retêm mais e melhor as informações, que consolidam aquilo que aprenderam. Mas reafirmo, tpc sem excesso.
Bjks