sábado, outubro 19, 2013

os caixotes do lixo aqui da zona


Aqui da minha janela, neste caso da porta da sala vejo quem passa na rua. Daqui onde estou sentada entretida no computador vejo um caixote do lixo daqueles ainda antigos, felizmente cada vez há mais destes que estão na imagem e que não permitem que se procure nada lá dentro. Moro numa rua sem saída, numa rua onde só aqui entra quem cá mora, há um café e uma engomadoria e mais nada. Aqui na rua as pessoas ainda são educadas, civilizadas e ainda têm respeito pelos outros, por isso tudo o que já não querem é deixado bem visível do lado de fora dos caixotes do lixo. Tudo o que pode ser aproveitado está á vista de todos. Tenho reparado que ultimamente desenvolveu-se uma moda de ir aos caixotes do lixo, aqui há uns 3 dias vi um velhote a revirar o caixote e hoje um miúdo talvez com uns 12 anos fez o mesmo. Nenhum apresentava sinais de fome, vi até que o velhote tirou um objecto do caixote, pareceu-me talvez uma carteira, abriu, virou e acabou por a mandar fora, por isso não percebo o que vasculham nos caixotes, será á procura de alguma coisa para reciclar, de alguma coisa que possam aproveitar para as suas casas? é que diariamente estão coisas aproveitáveis do lado de fora dos caixotes e que desaparecem em minutos numa rua sem saída, não vejo o porquê de enfiarem a cabeça dentro do caixote de lixo. Fico chocada com isto. 
Lembro-me de ver gente a ir aos caixotes do lixo quando eu era uma miúda mais pequena que as minhas filhas, lembro-me de ver gente a revirar os caixotes mas foi há mais de 30 anos. Esta crise parece estar a levar-nos numa viagem no tempo, infelizmente!


Maggie

2 comentários:

p* disse...

Só pode ser da crise...ou não! Da cabeça em crise das pessoas que quem eu vejo ir ao lixo passa o dia nos cafés a beber e a gastar o que eu não gasto! Mas aqui na zona onde moro passo-me com os lixos abertos (e mal cheirosos) as tampas enormes no chão, sacos tirados dos contentores, abertos e o lixo espalhado pela rua!! Não sei o que hei de fazer mas enoja-me! Impressionante!

Nany disse...

Eu cada vez vejo mais pessoas a fazerem isso, por vezes até trazem sacos para colocarem o que recolhem.
A única coisa que me chateia é quando remexem e depois deixam tudo espalhado no chão.
Bjs