terça-feira, novembro 12, 2013

àquela velha conversa do tudo se cria tenho a dizer o seguinte: (parte 2)

A minha bisavó também teve um monte de filhos e tudo se criou, ou melhor, criaram-se eles e criou-os a vida que começaram a trabalhar com 10 e 12 anos a servir em casas de gente que nunca tinham visto.
E a minha avó (não a filha desta minha bisavó, claro), também teve mais de 5 filhos e sorte a do meu pai que era o filho mais velho porque os meus tios coitados andam de roupas remendadas que passavam por todos os irmãos ... Hoje os tempos são outros graças a Deus e aos homens que fizeram" crescer" este país, hoje já não se podem mandar as crianças servir e tem de haver cuidado como enviamos os miúdos para a escola, não vá vir a Segurança Social tocar-nos á porta. Hoje a natalidade está em queda, que outra coisa seria de esperar? tudo se cria é verdade mas resta saber em que condições. Quem ainda tiver avós vivos, ou melhor bisavós saberá do que falo, é só ouvir ...


Maggie

5 comentários:

Vidas da Nossa Vida disse...

Felizmente nem todas as pessoas que tinham muitos filhos no passado eram pobres e tinham de os pôr a trabalhar. Eu se tivéssemos condições dos meus pais, avós e bisavós seguia o exemplo dos meus sogros, que tinham possibilidade, e tinha um rancho de filhos, porque adoro ser mãe e porque acho que melhor do que ter o ultimo brinquedo novo e roupa nova todos os dias é ter irmãos! Mas felizmente em Portugal ainda podemos decidir em família o número de filhos que queremos ter.

Maggie disse...

Há 80 anos infelizmente a vida era muito difícil, principalmente para quem era do campo, e do interior do país.
Quanto a ter mais filhos cada um tem os que quer, felizmente ainda podemos escolher claro, mas há que ser consciente já que isto vai de mal a pior, e dar o ultimo brinquedo que saiu não é o maior desafio, pelo menos para mim. O mais difícil é chegar a todas as crianças quando há várias claro, poder acompanhar cada uma, poder sentar a fazer os trabalhos de casa com calma e dar atenção, ajudá-las nas suas diferentes dificuldades, esse sim é o grande desafio.

Bjos

Maggie

Belle disse...

Tudo se cria. O problema é se é em boas condições ou não. As pessoas têm de ter consciência das suas capacidades a todos os níveis

Anónimo disse...

really? só falta dizer que deviam implementar uma politica do filho único ou assim,será que vai ser na parte III??? estou em pulgas lolol

Maggie disse...

Ha ha ha, vamos ver ...

Boa noite

Maggie