quinta-feira, novembro 28, 2013

perguntinha do dia

Agora que tenho as minhas duas filhas no 1º ciclo colocam-se questões mais pertinentes e mais discutíveis. Eu gostaria de saber quem recompensa os filhos quando eles trazem boas notas da escola? pode ser ir ao cinema com amigos, pode ser um jogo novo, pode ser qualquer coisa, mas dão recompensa?
Eu nunca tive recompensa dos meus pais por isso, eu ficava contente, eles também e a coisa ficava por ali mas lembro-me de ter amigas que recebiam coisas materiais, roupa ...
Que vos apetece dizer sobre isto?


Beijinho


Maggie

9 comentários:

ana disse...

Cá em casa não há recompensas materiais, embora expressemos o nosso contentamento de forma efusiva. Como uma tem geralmente melhores notas que a outra, temos de ter o cuidado de valorizar ambas e mostrar que ficamos tão contentes com os oitentas como com os noventas.

Timido disse...

Não acho mal a ideia da recompensa, mas terá que ser uma coisa simbólica...
A ideia de permitir uma ida ao cinema com os amigos parece-me excelente...

Paula disse...

Sou a favor do reconhecimento, do elogio efusivo que só nós pais sabemos dar... ;) Mais do que isso parece-me desnecessário.

António Jesus Batalha disse...

Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

Maria disse...

Aqui há a demonstração de felicidade mas prendas não! Então mas recompensados porquê?!!?!? Não é para o bem deles esta nossa "exigência" por boas notas, por se superarem sempre mais, terem gosto em aprender e saber?
:) Nunca recebi prendas e nem nunca as dei por este motivo... mas cada um faz o que achar melhor! :)

Anónimo disse...

nos damos tudo como forma de recompensa sempre.. nao damos nada a troco de nada..isso não.. agora se andarem bem, escola, comportamento..relaçoes com os outros, etc..claro q damos coisas materiais e nao materiais..depende do q precisam no momento ehhehehehe agora dar por dar..na minha familia isso n acontece...mas é a tal coisa..cada um educa os seus filhos como entende..é por isso q o país está como está lol

Maria João disse...

A minha mãe costuma dizer que estava só a fazer a minha obrigação, que a dela era trabalhar e a minha estudar. Ora, não deixa de ser verdade. Penso que elogios, demonstração de que estamos orgulhosos e etc são importantes. Agora não vou ser hipócrita e dizer que não dou recompensas materiais. Sempre que compro uma prenda, que geralmente são livros, canetas, autocolantes que ela adora, faço sempre questão de dizer que está a receber a prenda pq se portou bem, foi boa amiga, fez bem os tpc etc...isso de forma esporádica. Com isto quero dizer que é raro dar prendas só por dar, sem razão, mas tb recompensas materiais sempre que tiram boas notas sou contra.

Sónia disse...

Aqui não tem recompensa por ter boas notas ou por se portar bem, ficamos felizes e dizemos-lhes aos dois. Damos mimos e afectos mas prendas físicas não. Eles têm de ter boas notas por eles e não a pensar na recompensa.

Mary disse...

Acho que todo o esforço deve ser recompensado. Nós adultos recebemos uma recompensa ao fim do mês, certo? Claro que não dou dinheiro aos meus filhos e nada de material, nem consolas nem tablets nem nada disso. Para isso há o aniversário e o Natal. Aqui a recompensa vem no final de cada período, tiramos uns dias de férias para fazer um programa giro. Este ano se se portarem bem na escola e em casa o destino é o Parque Warner em Madrid.