quarta-feira, novembro 27, 2013

ser mãe (ás vezes) cansa!

ou melhor, ser uma mãe preocupada cansa. E cansa porque com as crianças nunca se sabe, basta um segundo para que tudo mude. E há tantos pais despreocupados, é um deixa andar, é um não te rales que me deixa angustiada. Eu não sou capaz, sempre levei as minhas filhas pela mão e continuo a levar quando vamos na rua, quando estamos num sitio cheio de gente, ou quando atravessamos na passadeira, não vão perder-se no meio da multidão. Cansa porque eu sou exigente com elas e comigo, porque sei a mãe que quero ser e ás vezes fico um nadinha ao lado. Sou preocupada mas não as sufoco, sou exigente e rígida mas dou tudo o que tenho, sou amiga mas primeiro sou mãe. Não sou uma mãe"paranóica ou galinha", elas sempre foram nos passeios da escola, sempre foram a casa de amigas e a festas, entrego-as sem stress a qualquer outra mãe que eu conheça e volto mais tarde para as buscar, mas sou dura. Eu sou uma mãe preocupada também com a escola, com as dificuldades, com a integração e com o interesse, e isto também cansa, aliás estas preocupações cansam-me muito mais do que quando eram pequeninas e ficavam doentes, ou quando apareciam com uma febre vinda do nada, ou quando se recusavam a comer a sopa. O medo de as perder no meio da multidão e o medo de não as conseguir ajudar naquilo que venham a precisar cansa. Podia ser mais descontraída? podia mas não seria eu. Eu sou assim em tudo, sou preocupada com os outros, gosto de ajudar toda a gente, gosto de ouvir e de apoiar, gosto de animar, de entreter e como mãe gosto de ser Mãe. E mãe tem que estar lá, tem que ouvir, tem que se preocupar, tem que intervir, tem que defender. E eu que quis tanto ser mãe, não poderia ser mãe de outra forma. Cansa sim, mas quem corre por gosto já se sabe que não cansa!


Maggie

4 comentários:

OutraMaria disse...

Cansa ser mãe por sao parte de nós...e porque as amamos acima de tudo e de todos...mas é um cansaço que é sempre retribuido, com um sorriso um abraço um carinho que só as nossas crianças sabem dar. São o melhor do mundo. Beijinho de outra mãe que também se cansa e muito :)

Bonitinha disse...

Hii Maggie, ias ver a "preocupação" dos pais se morasse aqui. Eu que não sou das paranóicas com segurança fico de boca aberta quando vejo crianças de 8/9 anos andando sozinhas na rua de noite, crianças de 3/4 anos andando de bicicleta sem rodinha atrás (às vezes beeeeem atrás) dos pais também de bicicleta no meio do trânsito (porque não é todo o lugar que tem ciclovia), crianças e bebês mal agasalhados, sem luva nem toca em um frio de -1 grau, crianças praticamente sozinhas a brincar em um parque, correndo para fora do alcance dos pais enquanto estes leem um livro. E isto vai dar um tema para post: me aguarde!!
beijinhos

Anónimo disse...

ja se sabe que as boas maes sao as que passam os dias na net lolol

Mel disse...

Ser boa mãe cansa mas é um desafio maravilhoso!! bjs