terça-feira, maio 20, 2014

as crianças não podem trabalhar?


Eu cá a mim quer-me parecer que podem desde que não passem de um x de horas semanais, até porque já têm nº de contribuinte ;) Se já apresentam despesas em seu nome, e se já podem ter conta no Banco, não estou a ver porque raio não podem trabalhar ...
Agora mais a sério, passei agora mesmo no blog de uma mamã super querida que tem o hábito de levar os meninos a desfilar para algumas marcas nacionais e fiquei muito admirada por perceber que os miudos não são pagos quando desfilam para as marcas. Se calhar sou só eu que fico muito admirada já que não pertenço ao meio nem sei nada sobre desfiles de crianças mas parece-me uma grande exploração. Então as crianças desfilam para as marcas em vez de estarem a brincar, a estudar, a subir ás árvores, o que for … e não lhes pagam? Sinceramente nunca me passou isto pela cabeça, está bem que não costumo pensar muito sobre isto porque nunca me interessou pôr as minhas filhas a desfilar mas fiquei mesmo aparvalhada. Diz esta mamã que as crianças não podem trabalhar, como não podem? isto é trabalho. Acho indecente. Diz a mãe que deveriam dar-lhes a roupa com que desfilam, a mim parece-me o mínimo, ou então um miminho. A mim um miminho é que já me parece uma grande pedinchice, ou pagam em dinheiro ou pagam em roupa, agora um miminho? não me parece que hoje em dia se façam favores e quando alguém dá o seu tempo e neste caso a sua linda carinha deve ser pago, independentemente de ser adulo ou criança! 
Assim é fácil aparecerem marcas portuguesas como têm aparecido nos últimos tempos, assim sem grande investimento é só lucro. Não gosto.

Bom dia

Maggie

14 comentários:

Jardim de Algodão Doce disse...

Concordo contigo. Ao mesmo que dessem a roupa :)

Carla Duarte Ventura disse...

Concordo, claro, e acho impressionante que as pessoas nem saibam disto... É mesmo exploração...

Mary disse...

Eu peço desculpa e não querendo ofender, "burro" é quem manda as crianças para esses desfiles. Está bem que é um divertimento para elas, mas há que pensar que alguém está a beneficiar e a fazer negócio com a imagem das crianças e portanto tem de pagar, por mais que o mais importante seja o divertimento e não o dinheiro. Jamais oferecia assim de mão beijada a imagem e o talento dos meus filhos! A mim também me parece que a vaidade dos pais em ter os filhos a desfilar fala mais alto. É que agenciar crianças não é fácil e nem todas são aceites e passam nos castings.
E claro que numa agência não andam a desfilar todos os fins de semana, é de vez em quando, quando há uma marca que escolhe aquela criança... Mas assim é que me parece sensato!

Cláudia disse...

não podem trabalhar porque não podem descontar

Maggie disse...

Olá Claudia, e como farão as crianças que entram em novelas e series de tv ? Com certeza são pagas.

Bjos

Maggie

Anónimo disse...

as crianças não podem trabalhar forçadamente em meios impróprios, não podem ir para uma fábrica ou para um supermercado trabalhar, mas podem desempenhar papeis adequados à idade, nomeadamente no mundo da moda, dança, teatro e música, e podem ser pagas, mas são os pais que recebem o dinheiro, e descontam, claro!

Debora Matos disse...

Eu tenho 3 filhos, no qual participam de alguns desfiles, e felizmente já foram recompensados com as roupas que desfilam ou outras similar...mas houves outras que mal deram um obrigado. É um absurdo, e hoje, não aceito mesmo, qualquer convite, seja para desfilar ou tirar fotos, sem antes saber se vão recompensar meu filhos.
O mais engraçado nisso tudo, é que ao dizer que não levo à borla, meus filhos a lado nenhum, sou tachada como gananciosa ou interesseira...enquanto há algumas mães, que vivem a rodear marcas, e a comprar imensas roupas para os filhos, sem necessidade alguma, só para que a marca chame o filho para participar de um desfile ou, principalmente de um catálogo...Com isso, cada vez mais, há marcas e mai marcas a fazerem castings, a procura de crianças giras, para representarem a repectivas marcas, a custo zero. ABSURDO!!!

Vidas da Nossa Vida disse...

Concordo com o que disseste. Beijinhos

Ana disse...

Pode ter a certeza que essas marcas portuguesas é só lucrar ultimamente e sem esforço nenhum! Porque acha que surgem cada vez mais? E também estava enganada quando disse que as bloggers são pagas para lhes fazerem publicidade. Nem todas, muitas não recebem nada de significante em troca, acredite! Uma estupidez! Então não é bom?
- bloggers a fazer publicidade a troco de nada ou de um vestido de 3 em 3 meses
- lugares em eventos onde nem pagam aluguer do espaço que ocupam e todo lucro reverte para elas
- crianças de graça nos desfiles e nos catálogos
- peças a preços absurdos, bodies a 25€ , vestidos a 50€.
- lojas apenas online, sem despesas com aluguer de espaço ou de empregados
- lucro, lucro, lucro...porque as mamãs parvinhas compram tudo o que vêem publicitado, porque é moda, porque é chique, porque sim.

É o que temos...

Maggie disse...

Pois isso é que eu acho ridículo, Cara Ana. como é que as bloggers fazem publicidade de marcas a troca de uns trapos de quando em vez? caramba serão assim tão necessitadas? uma coisa é falar de coisas que se gosta, outra bem diferente é fazer crescer marcas a custo zero. não contem comigo.
Enfim mantenho a minha opinião, que todos os trabalhos devem ser pagos, pouco me interessa se são crianças ou adultos.

Maggie

Anónimo disse...

A minha afilhada já desfilou algumas vezes e só desfilou pq foi paga e bem paga e logicamente digo isto no anonimato pq se dissesse quem sou chamavam a mae exploradora pq sim, foi ela q ficou com o dinheiro e tem algum fundamento a acusação ;)
e pelo q eu sei, as marcas e revistas q algumas pessoas minhas conhecidas têm os filhos como modelos tb são pagas e oferecem a roupa sim.. as crianças q nada levam são de mães desesperadas por aparecer e sim aproveitam-se dessas e dito friamente são crianças comuns q logicamente ninguém pagaria para o fim q pretendem..a criança q vende é essa tão bem escolhida para ilustrar o seu post.. n é uma miuda qq a se torcer com florzinhas na cabeça ..

Carla Duarte Ventura disse...

As agências também ficam com uma boa parte do cachet das crianças. Tenho 3 filhos e uma delas já fez publicidade de todo o estilo. Quer na TV, quer nas revistas, etc. É linda e tem imensa saída, mas não me venham com histórias, como a do anónimo que acha que a sua afilhada é linda e o resto é paisagem. As agências não arranjam desfiles hoje em dia porque as marcas não recorrem a elas.. E se as crianças gostam de desfilar acabam por entrar neste esquema de prmoção gratuita...

Maggie disse...

ohhh claro que não é só a afilhada da anónima que é lindissima, há muitas crianças muito bonitas, outras até nem são assim tão bonitas mas são fotogênicas e bem produzidas fazem imenso sucesso. E claro que as agencias têm de lucrar mas como as marcas não são parvas e a troco de umas poucas peças de roupa fazem publicidade nos blogs da moda, vão pagar ás agencias para quê? afinal estas novas marcas de roupa infantil portuguesas que apareceram nos últimos tempos NÃO PRECISAM de investir quase nada porque haverá sempre alguém a sonhar com protagonismo.

Bjos

Maggie

Cátia disse...

Também tinha ideia que eram pagas :S que absurdo!!