sexta-feira, julho 25, 2014

há muitas formas de aprender, e nem tudo se aprende nos livros!


Gosto da idade que as minhas filhas têm agora. São crianças ainda mas já conseguimos leva-las a passear a qualquer lado que já não se maçam logo, já não há pedidos de água, fomes e chichis a toda a hora. Já têm interesse em conhecer outras coisas, em ver e ouvir coisas novas, em aprender. Adoram parques grandes para correr, fazer pinos e rodas mas também já gostam de visitar palácios, museus e igrejas. Descobrir bocadinhos de Portugal, só bocadinhos que a atenção ainda é reduzida mas vai melhorando com a idade.
Em conversa com outras mães da escola, há umas semanas conclui-se que a escola não os leva a "visitas de estudo" em numero suficiente, e houve até uma mãe que disse que ia falar com a Directora. Não sei se por isso ou não já reparei que o calendário escolar do próximo ano lectivo contempla uma semana só de actividades culturais,  e eu acho bem. Se se tratasse de uma escola publica havia a desculpa da falta de verbas e de apoios, como a escola é privada a questão não se coloca, além de que pagamos sempre os passeios. Adiante, vivemos numa zona muito perto de Sintra, onde há tanto para descobrir, também temos a zona de Belém bem perto, Mafra e o Sobreiro não ficam assim tão longe e há tanta coisa com preços reduzidos para escolas. Se for por falta de meios humanos eu já me ofereci para ir com os miúdos nas visitas, sempre é mais uma pessoa a tomar contar e se for bem organizado ainda se arranjam mais 2 ou 3 mães para apoiar, se bem que não me parece necessário. O ano passado ficaram sem ir ao jardim botânico, claro também quem é que agenda o jardim botânico para Dezembro?! De pequenino se torce o pepino já dizia a minha avó e com toda a razão. Há tempo para tudo e o tempo de aprender e conhecer é agora. Adoro esta fase!

Já agora a pergunta que se impõe: como funcionam as visitas de estudo na escola das vossas crianças?

Bom dia


Maggie

2 comentários:

Mafalda disse...

A minha pequenita ainda só tem 5 anos...mas tem imensos passeios na pré!
O mais velho chegou a ir passar um fim de semana fora com a escola numa mega visita de estudo...e andam ambos em escolas publicas!
A diferença que eu sinto em relação á mais nova é que agora não pago os passeios ou só pago uma ninharia enquanto que qdo ela estava num infantario particular pagava couro e cabelo por passeios identicos!

disse...

Ca em França,cada turma tem direito a um ou dois passeios escolares por ano com o autocarro municipal..se os professores decidirem fazer mais,terao de ir por outros meios,a pé,de comboio,autocarro publico,metro,etc...
Estao em escolas publicas,e pagamos sempre qualquer coisa mas nao muito caro.