quarta-feira, setembro 17, 2014

hoje em dia somos todos psicologos

Pelos blogs que sigo diariamente o tema dos tpc´s está na ordem do dia, e é ver mães defensoras dos tpc´s e mães que abominam os tpc´s. Ora no nosso tempo, aqui eu armada em velha do restelo, não havia cá pais que concordavam e pais que discordavam, havia trabalhos de casa e ponto. E ai de quem não os levasse feitos no dia seguinte. Hoje temos muita pena dos meninos, que coitadinhos não brincam, não descansam, que são muitas horas diárias, e que se levantam muito cedo, patati, patatá…
Eu não sou contra os tpc´s desde que sirvam para cimentar a matéria do dia, desde que sejam 2/3 problemas e não 30 problemas mais uma cópia e uma redação. Não lhes faz mal nenhum nem lhes cai um braço por estarem 10/15 minutos sentados a uma mesa a faze-los. Os tpc´s também ajudam a criar responsabilidade, ajudam a criança a organizar o tempo, também aproxima a criança dos pais que muitas vezes estão em stress a fazer o jantar ao mesmo tempo. Os tpc´s obrigam os pais a terem conhecimento das matérias que os filhos estão a dar por aqueles dias, caramba nem tudo é mau nos tpc´s. As crianças ainda são pequenas, pois são mas precisam de começar a crescer e há tempo para tudo, não há desculpas. Há tempo para brincar, tempo para ver tv, tempo para tomar banho, tempo para brincar com as malhas, isto é a minha Micas louca com as malhas. E se não há tempo algo está mal e precisa ser mudado. Vamos ter calma e continuar a respeitar o trabalho do professor, que é quem manda na sala. É ao professor que cabe decidir se valem a pena ou não os tpc´s, não aos pais. E espero nunca mais ouvir uma professora no inicio do ano perguntar aos pais se querem trabalhos de casa ou não, é a ela que cabe essa decisão, não aos pais muito menos aos filhos. é um desrespeito com o professor (depois querem que o professor tenha mão nos meninos, está bem). Nós não fizemos todos os tpc´s?
É chato para os pais, dá trabalho e é mais um aborrecimento no final do dia já de si stressante mas dizer que faz mal aos meninos parece-me exagerado.

Bom dia


Maggie

3 comentários:

Mãe Sabichona disse...

Acho que o problema não é os tpc´s mas sim as horas diárias. Muitos chegam a casa ao final do dia, depois de aulas e actividades extra curriculares e ainda vão depois do jantar fazer os ditos cujos. No meu tempo havia tpc´s todos os dias, mas a carga horária era menor. Geralmente tinha aulas de manhã ou de tarde e isso permitia-me ter tempo se sobre para brincar. Os tpc´s são muito benéficos em vários aspectos. Para mim o que não é, é a carga horária deles. Não por os achar coitadinhos, mas porque não vejo que isso acrescente verdadeiramente capacidades. E os resultados estão à vista e mostram isso mesmo.

Anónimo disse...

a minha filha entra na escola ás 8h45 e sai 18h e ainda tem ballet e e ginastica ritmica em dias alternados o q nos faz chegar a casa por volta das 21h..ao sabado natação e descanso , se sobra tempo para tpcs ?? claro q não.
No meu tempo havia tpcs pq havia tempo de sobra para tudo, hoje em dia grande parte das crianças estão ocupadas todos os dias pq os pais trabalham senão onde iam as donas de casa tratar dos seus assuntos futeis e não só?' lolol

Maggie F. disse...

hummmm tenho cá para mim que a sua criança ainda podia fazer equitação ao sábado á tarde e futebol de praia ao domingo de manhã. Assim só numa de ficar sem tempo nenhum para brincar, hahahahahahahaha.

Bjos

Maggie