sexta-feira, outubro 24, 2014

o que a idade traz a quem sempre foi ...

A idade traz azedume, má disposição e má vontade. A idade traz egoísmo, revolta e traz ao de cima toda a mesquinhez que temos guardada. Até a parte mais asneirenta se revela mais apurada, que eu tenho reparado. Deve ser por isso que nunca me encantou a 3ª idade, porque é preciso uma paciência imensa, porque os velhotes acham-se no direito de tudo, (ainda ontem ouvia uma senhora no hipermercado a dizer que agora deviam fazer-lhe as coisas a ela), porque espera-se que os velhotes sejam um doce que nem sempre são. O facto de já não trabalharem faz com que se sintam inúteis, (os que não têm com que se ocupar claro), faz com que se sintam frustrados e com isso tornam-se cada dia pessoas piores. Se eu pudesse escolher não queria chegar a ser uma velhota destas, nem destas nem de outras, que eu não gosto de velhotes. Parece mal dizer dizer isto não é? mas é verdade. E os velhotes são quase todos uns resmungões embirrentos. Ou eu só conheço velhotes chatos, ou de uma maneira ou de outra os velhotes são todos chatos! Até os muito simpáticos.
Esta coisa de cada vez se viver até mais tarde tem consequências sociais com as quais não estamos a conseguir lidar, talvez por isso existam cada vez mais lares da 3ª idade e cada vez menos velhotes em casa. Dizem que é o progresso, eu acho que não.

ahhh é verdade, e se um dia eu chegar a ser uma velha bem chata digam-me, não me poupem só por causa da idade. Digam-me, porque eu vou continuar a querer que me tratem com uma adulta que continuarei a ser, com respeito.



Maggie

1 comentário:

Vee disse...

Por acaso concordo mas acho que a maioria de nós trata as pessoas mais velhas como crianças, mesmo que estejam completamente capazes intelectualmente, isso para mim é uma profunda falta de respeito. Mas com a idade perde-se o filtro social e há coisas em que havia pudor e agora já não há, os defeitos e as virtudes agudizam-se. Mais com aqueles que, por uma razão ou outra, pararam os seus hábitos, nos que se mantêm activos não se nota tanto.
De qualquer forma acho engraçado (not) que dizer que não se gosta de velhos pareça mal mas que dizer que não se gosta de crianças já seja absolutamente normal e uma espécie de moda "in".