segunda-feira, fevereiro 02, 2015

sei que não é tema para um blog, mas se alguém puder ajudar ...

Ficarei eternamente grata.
O tema é ratazanas. Tenho uma, imagino eu,  que parece que se mudou de malas e bagagem para a minha garagem. Já a consegui ver assim muito de relance 2 vezes, e percebi que não é um bicho pequeno. Ontem fomos comprar um esconderijo e isco fresco para ver se a conseguimos exterminar. Não deve ser fáil e o pior depois será andar a arrastar coisas á procura dela morta num canto qualquer, enfim … Ora eu sei que neste mundo blogosférico é tudo muito chique e as bloggers que vivem em moradias jamais tiveram ou terão malta desta lá pelos seus jardins, ainda assim se alguém puder ajudar com dicas, se alguém se lembrar como faziam os seus avós nas suas casas de campo, sei lá, era fantástico. Não preciso dizer que o animal me repugna, claro que sim, mas prefiro ter que o apanhar morto do que imaginá-lo por ali a andar, além de que os meus cães estão perto. E se há bicho que transmite doenças e das graves, é este.
Fico á espera de ideias mirabolantes. 
Beijinho


Maggie

15 comentários:

sandra disse...

há pucos anos atrás vivi um inferno em casa pois tivemos um rato como inquilino foi terrível, de noite ouvíamos nos armários a mexer nem quero mais pensar nesse episodio, contratamos uma empresa com o nome ratokill colocaram-me várias caixinhas dentro de casa que continha um isco mal o rato entrasse dentro da caixinha não saía mais pois ela tinha uma cola que o fazia ficar lá colado sem se mexer mais, gastei 250,00€ nessa porcaria e não houve efeito nenhum o meu rico dinheiro mas naquela altura pagava qualquer coisa para me livrar daquilo, o meu marido comprou uma ratoeira na drogaria dessas ratoeiras antigas e colocou um pedaço de queixo ,certinho direitinho o rato foi ao queijo e ficou na ratoeira ,tens de colocar sempre queijo o queijo é infalível, desculpa o testamento :)

Maggie F. disse...

Obrigada Sandra pelo testemunho, lá em baixo na garagem também já apanhei um rato e ficou lá na tal caixa com cola, também lá pus queijo e resultou. Mas este bicho é consideravelmente maior, deve ser uma ratazana mesmo. Nunca a vi no chão, via por duas vezes numa das estantes que tenho , estantes com altura de 30 cms entre prateleiras, por isso não pode ser coisa pequena. vou ver se isto do isco fresco resolve, senão compro essas tais ratoeiras básicas que dizes. na verdade olhei para elas ontem, mas imaginei a ratazana esmagada e com sangue e desisti.
Obrigada.

Maggie

Paula disse...

Olá Maggie!
Em Angola tivemos alguns desses inquilinos e apanhavamo-los sempre com uma armadilha e chouriço (o queijo nunca resultou). A armadilha não a matava. Ela entrava e ficava presa numa espécie de gaiola. Pergunta numa drogaria pelos tipos de ratoeira que têm disponíveis. Se não encontrares nenhuma que gostes tentem construir uma. A nossa tinha uma entrada que se fechava assim que o bicho por lá passava. Pode ser que o teu marido se ajeite a fazer uma.
Bjs

Paula disse...

Essas armadilhas também serviam para ratazanas. Espero que encontres.

Nany disse...

Ratoeira ou gato.
Sinceramente espero que em breve te vejas livre da "inquilina"

Vidas da Nossa Vida disse...

Cuidado com os cães. Há uns tempos, no Alentejo, o rafeiro alentejano dos meus tios morreu depois de ter comido o veneno que eles tinham para ratos e ratazanas. Não sei onde estava (celeiros, garagens...), ams sei que não era suposto o cão consegir comer, mas conseguiu. Foi horrível e um enorme desgosto. Boa sorte.

Maggie F. disse...

Obg pelas mensagens, se o queijo não resultar tento o chouriço. essas ratoeiras em que o bicho fica lá fechado são as melhores, porque assim não preciso de encarar o bicho como nas ratoeiras normais. Não encontrei dessas em que o animal fica lá dentro fechado para ratazanas, só para ratos de tamanho normal, (foi com essas que apanhei uma vez um rato pequeno).

Obrigada

Maggie F. disse...

garagem tem uma cerca, fica dividida ao meio, os cães não frequentam a parte onde estão as estantes onde anda escondida a ratazana, ainda assim foi por isso que comprámos o tal esconderijo, para o veneno não estar acessivel. o meu medo é mais que a ratazana de noite vá dar uma mordidela em algum cão, sei lá… se calhar já estou a fazer demasiados filmes mas saber que aquela coisa anda por lá não me deixa descansada.
obrigada a todas
bjos

M.P. disse...

Durante 15 anos em casa dos meus pais nunca houve bichos desses. Depois a nossa gata morreu e uma vez ou outra começou a acontecer. Solução: ter uma gata, preferencialmente gata porque são melhores caçadoras. É remédio santo. Eles nem se aproximam.

Mãe Sabichona disse...

Não li as respostas, por isso não sei se já foi sugerido, mas na nossa casa do Minho de vez em quando aparecem ratos e temos daquelas ratoeiras em que se mete uma cola específica por cima. Deixa-se lá um pouco de chouriço e eles mais tarde ou mais cedo ficam colados lá (eu nunca vi, não tenho coragem...mas sei que dali não conseguem sair). Temos também o cuidado de não deixar as portas abertas, mesmo que seja pouco tempo. Claro que na garagem há sempre o tempo de tirar ou meter o carro, mas sempre ajuda ter esse cuidado fora dessa circunstância.

sara Rodrigues disse...

Ui, nunca me aconteceu. Espero que consigas encontrar uma solução. Jinho

Anónimo disse...

Não sei onde mora mas se for em Lisboa pode chamar um serviço da Câmara para a desratização da zona. Atenção que caso não fique presa na armadilha pode se esconder para morrer e depois é uma chatice para encontrar. Uma boa ideia é comprar uns aparelhos que emitem uma vibração sonora que afasta os ratos e ratazanas. Há no Leroy Merlin.
Mafalda

Rita_in_UK disse...

Eu tive um na cozinha Maggie, imagina o nojo! Deve ter sido a gata que o trouxe para dentro e deixou escapar. Entreguei a quem sabe, e tenho a casa e jardim todos armadilhados. Higicontrol. Recomendo totalmente. Consultei vários e foi-me recomendado por uma amiga. (recebi orçamentos ridículos, este é caro mas quanto a mim, justo pois inclui a manutenção durante 12 meses. Bjinhs

Ana Raquel disse...

A minha avó usava pão e queijo nas ratoeiras. Minha mae usava trigo com veneno ( n sei se é isso que chamam de veneno simplesmente).

Annabelle disse...

É super perigoso colocar veneno para ratos no jardim ou na garagem quando temos animais. E as ratoeiras são horríveis para os ratos. O ideal é comprar uma maquineta que emite ultra sons. Há no Leroy Merlin e funciona. Também tinha uma família de ratos no jardim, e depois de ter esta tal maquineta, nunca mais os vi. Acho que emite um som que para eles é super agudo e não toleram e acabam por fugir. É o ideal, porque assim não é perigoso para os cães, e não temos de matar os ratos. É este meu lado defensora de TODOS os animais ;)
http://instagram.com/annabelle_madeira/