quarta-feira, junho 03, 2015

coisas que existem há anos e que agora são moda, as alpercatas.




(estas são da Massimo Dutti Girls)

Quando alguém me diz que gosta de sapatos de pano e corda, concluo que essa pessoa nunca teve sapatos de pano e corda em criança. É que, quem como eu usou  todas as cores possíveis de alpercatas no verão não acha a menor graça a isto, mas está bem. Percebo que os novos padrões sejam apelativos mas continuam a ser sapatos de pano e corda, dar 50€/60€ por um par de calçado de pano e corda é tonto. A corda fica feia , já para não falar que gastando a capa de borracha da sola a corda começa a desfazer-se. Já nem falo no pano, lavar este genero de sapatos á mão ui ui.
Oh gente chique, não sei se sabem mas este era o calçado mais barato que as sapatarias da Baixa de Lisboa vendiam, agora é que se tornou um must, as alpercatas nunca foram um artigo chique ahahahahahahahaha. 

Bom dia



Maggie

14 comentários:

Inês Sousa disse...

Eu ainda gosto de alpercatas para usar nas férias, mas fazer disto uma moda e vender a 60€ e mais euros só quer dizer uma coisa: sempre há muito papalvo por este país fora que come toda a corda que lhe impingem. Este calçado era no "tempo da outra senhora" o calçado dos pobres.

Maggie F. disse...

Pronto Inês, eu não queria dizer calçado dos pobres mas é isso mesmo que as alpercatas eram. Tal como as galochas, atenção, e agora também temos as galochas que custam fortunas. Tal como tu também aceito as alpercatas mas só para 15 dias de férias na praia, fora isso nem pensar.

Bjo

Maggie

Annabelle disse...

As alpercatas ou espadrilles são sapatos típicos do pais vasco criados há séculos. No entanto, nos anos 60 ou 70, Yves Saint Laurent reeditou alpercatas que foram um sucesso. Eu também (apesar de não ser pobre) usei alpercatas durante toda a minha infância, adolescência e bem vistas as coisas, tenho alpercatas desde sempre no meu roupeiro. Nunca deixei de usar, são sinónimo de férias para mim e adoro. A minha marca preferia é Arsène e sempre que vou ao pais vasco, renovo o stock com as alpercatas típicas ;)
E aproveito para desejar um feliz aniversário, espero que tenha sido um óptimo dia :)
https://instagram.com/annabelle_madeira/

ana disse...

Eu tive disto e tb detestava, simplesmente porque tenho o peito do pé alto e transpiro imenso - ficava com o pano marcado na pele, um horror. Mas era barato e as outras tinham (sou mais velhota, isto foi na minha adolescência), então queria.
Estas são muito giras, por acaso, mas o preço é realmente desproporcionado.

Maggie F. disse...

o meu marido gosta. Qdo lhe perguntei se não teve alpercatas em miúdo, respondeu que não. Pois claro, se tivesse tido não achava piada á moda das alpercatas a 60€, ahahahahahaha!
E as da massimo dutti nem são caras comparadas com as famosas paez.
Bjos
Maggie

carla capricho disse...

Eu gosto para ir à praia , andar no dia a dia com alpercatas não !
Mas cada um sabe de si :)

marina maia disse...

Tal como as galochas, ou botins que a minha mâe usava no campo, e eu para ir para a escola primaria pelo meio do campo...
Enfim modas...

Rita_in_UK disse...

Tenho paez para toda a família, não têm sola de corda e são confortaveis que só elas (e giras, para o meu gosto). O Luís então adora... Don't deny it until you try it 😊. E não custam 60 euros. Bjinhs

patricia disse...

Mas existem girissimas e a preços económicos!!!!! e de qualidade!!!! Recuso me a dar 60 € por uns sapatos de corda que se apanharem água adeus mas desde miúda que adora alparcatas que desde sempre chamo de sapatos de corda tive de todas as cores em miúda ;)
Agora vem a gente chique dizer que teve da marca x e y e que isto e aquilo, claro que como qq claçado há para todos os preços, mas se se tiver bom gosto arranjam se coisas giras.
Dinheiro e coisas caras não são sinónimo de bom gosto. Percebo perfeitamente o que dizes
Sabes dizer me onde é o pais Vasco? hihihi
Bjs

patricia disse...

Mas existem girissimas e a preços económicos!!!!! e de qualidade!!!! Recuso me a dar 60 € por uns sapatos de corda que se apanharem água adeus mas desde miúda que adora alparcatas que desde sempre chamo de sapatos de corda tive de todas as cores em miúda ;)
Agora vem a gente chique dizer que teve da marca x e y e que isto e aquilo, claro que como qq claçado há para todos os preços, mas se se tiver bom gosto arranjam se coisas giras.
Dinheiro e coisas caras não são sinónimo de bom gosto. Percebo perfeitamente o que dizes
Sabes dizer me onde é o pais Vasco? hihihi
Bjs

Nany disse...

Não me convencem. O preço nem pensar, além disso são muito fechadas para este tempo de verão e parece-me que o tecido me vai "cozer" os pés.
Bjs

Annabelle disse...

Resposta para a Patrícia. Pais Vasco, ou pais Basco, pode dizer-se das duas formas, é uma região que engloba Espanha (norte) e França (sudoeste). Uma região muito bonita. Se nunca lá foi, aconselho vivamente, hihihi ;)


Maggie F. disse...

Obg pela explicação Annabelle, eu calculei que fosse o País Basco. A Annabelle não mora em Portugal? andei a namorar o seu blog, adorei as fotos mas não percebi de onde é.

Bjos

Maggie

p* disse...

Eu sou das que nunca usei em criança, com grande pena minha e agora gosto muito e tenho! :)