terça-feira, novembro 24, 2015

dia de consulta, 27 semanas e 3 dias …

O médico pergunta: "como é que está? ainda trabalha ou já está em casa? precisa de uma declaração de risco?" 
"Risco, qual risco?" pergunto eu. "Corro na realidade algum risco? veja lá que eu estou muitas vezes com as minhas filhas em casa sozinha!" Diz que pode passar-me baixa de gravidez de risco por dois motivos: sou hipertensa e tenho 40 anos. E á aqui que caio em mim. Sou considerada uma gravida de risco pela idade e porque sou hipertensa e na realidade sinto-me bem. Estou com sorte que a tensão está muito bem, tensão arterial normal sem medicação desde as 6 semanas, e os 40 anos que não me pesam. Uma ruga ou outra, uns cabelos brancos que podem ser disfarçados facilmente, o raio das escadas em casa que me deixam com os bofes de fora mas os 40 anos? só porque sei que tenho 40 anos, esta gravidez não me está a custar mais do que qualquer outra. E há precisamente 10 anos também estava grávida, e tão feliz como agora. Esquivei-me á conversa da laqueação das trompas, vi o bebé na ecografia, confirma-se um rapaz grande e mexido, e vim de sorriso na cara. Para o próximo mês há mais! (a partir de amanhã tenho análises para ir fazer - não esquecer)

Até mais logo.


Maggie

4 comentários:

Xica Maria disse...

Isso é ótimo!!!
Eu tive que descansar um mês antes mas também já não conseguia conduzir!! :)

Mamã Petra disse...

Fui mãe pela 4ª vez aos quarenta, o meu obstetra particular é alemão, a médica do centro de saúde que adoro, escreveu no meu livro "Risco" e ele riu-se, na Alemanha qualquer grávida até aos 45 anos é normalíssimo desde que seja saudável. A tensão alta sim é um risco, mas estando controlada nem por isso. Fui uma grávida descansada, tão descansada que não fiz a omniocentese por opção do médico e por opção minha, não havia nada que nos levasse a ter de fazer e o risco de trissomia 21 era baixo, mesmo que existisse eu não ia abortar por isso, não fiz e tudo correu lindamente.
40 anos estamos segundo eu na melhor fase para sermos mães, tem sido a maior das descobertas aos 40 anos e já com 3 filhos maiores, é assim a minha sobremesa da vida activa.

Beijinhos e vais adorar ser mãe aos 40, somos tão mais descansadas.

ana disse...

A minha melhor amiga foi mãe pela 3ª vez aos 42 e trabalhou até umas 2 semanas antes, fazendo noites e tudo, e com mais 2 filhos para cuidar...

Ana disse...

Fui mãe pela primeira vez aos 41 anos, não me pesam. Quanto a hipertensão não me livrei de ficar em casa em repouso (gravidez de risco). A minha filha tem seis meses e e muito saudável. Tudo a correr pelo melhor !!!!