sábado, setembro 10, 2016

acaba um ciclo, começa outro …

Ontem ao final do dia já tivemos a reunião de pais com a Directora de Turma, e já conhecemos os outros professores. Trouxemos o calendário escolar e o horário. Ficamos a conhecer o funcionamento e as regras da escola. Como é costume, há sempre mães que perguntam a mesma coisa três vezes e não deixam a reunião avançar, e eu a tentar aguentar o meu Necas numa sala com a porta e as janelas fechadas, a suar em bica. 
Para já estamos a gostar. Ela já lá esteve uma semana em Julho e esteve também a semana passada. Já fez amigos e já identificou os miúdos parvos. Já sabe que não pode comer pastilhas nem levar o telemovel, uffa alguém que ajude!
Já sabe onde fica a sua sala, o refeitório e as casas de banho. E eu costumo dizer que gostava de trocar de lugar com elas porque aquilo a que têm acesso os miúdos de hoje é tão imenso que gostava de poder experimentar, e trocava de lugar de boa vontade. Agora que a escola e as aulas vão começar quero dizer que não, que gosto do meu lugar, que afinal já não troco com elas. Elas precisam de aprender a defender-se, a fazer escolhas e a carregar com as consequências dos seus erros. Eu já fiz o meu percurso e  não gostaria de o repetir, fiz e ficou feito. Acompanho a vida delas à distancia a que todas as mães se colocam, mas dou espaço. Não sou mãe galinha, acho que elas ficam bem com qualquer pessoa que lhes queira bem. Este ano haverá uma visita a uma capital europeia, e eu fico feliz por ela. 10 anos, na altura já terá 11, mas não é de mariquices, passei-lhe bem a mensagem do verbo ir e do aproveitar. Do tentar absorver tudo porque são os momentos bons que nos fazem ter força para aguentar os momentos maus. Digo-lhes muitas vezes que os momentos felizes que vivemos são o mais importante de tudo, que as lembranças que ficam cá dentro é o que de mais nosso teremos na vida. Dias felizes são para aproveitar e vive-los em grande. Acabou-se um ciclo é verdade, mas começa outro, é assim a vida das nossas crianças e é assim a vida de todos nós. Em ciclos. 

Boa noite



Maggie

2 comentários:

Maria do Mundo disse...

Confesso que tenho pouca paciência para reuniões da escola. Normalmente vou falar com a professora no dia do atendimento. Mas, este ano, por aqui, decidimos dividir as responsabilidades de encarregado de educação. Normalmente era eu das duas!

Rita_in_UK disse...

Wow!!! Viagens para o estrangeiro já no quinto? Ah valente! 😉 A Mia só foi este ano é mesmo assim custou, mas claro que nesta idade ela já é independente e anda por lá sozinha, o que com certeza não irá acontecer com a Micas... Beijinhos