segunda-feira, outubro 31, 2016

Quanto dorme um bebé?


Muitas mamãs queixam-se de que o seu bebé não dorrne, ou pelo menos que não dorme aquilo que elas imaginam que é suposto dormirem.
Confesso que cá em casa esses dramas não tivemos e continuamos a não ter, e não temos não porque eu seja melhor do que as outras mães mas porque sou realista. Não podemos querer tudo. Claro que houve noites em que dormiram mal, quando estavam doentes, era a chatice das tosses mas fora isso tudo correu sobre rodas, dentro de expectável, claro.
Desde pequeninos que os meus bebés dormiam as noites inteiras, talvez esta coisa de não amamentar também os ajude a dormir, já que não acordam na ideia da mama como ouço algumas amigas contarem que é assim que funciona com os bebés delas que são amamentados ao peito. Bem, se um bebé dorme a noite toda não podemos querer que durma também o dia todo. O Manel acorda às 07:00, faz um somo de 1 hora na parte da manhã, faz uma sesta de 2 horas no máximo depois do almoço e às vezes ainda passa pelas brasas antes do jantar, uns 30 minutos talvez. Adormece por volta das 21:30/22:00 até ao outro dia às 7:00 da manhã. É assim desde os 4 meses quando as cólicas desapareceram. Foi nessa altura, quando mudámos de casa que aproveitei para o passar para o quarto dele, um sucesso, tal como foi com as irmãs na mesma idade.
Não vivemos em ambiente zen, não pensem, numa casa com mais 2 miúdas não há ambiente zen mas que sou rígida com as rotinas dele e delas, isso sou. Até pela minha própria saude mental, eu também preciso de descanso. Por outro lado, temos um bom ambiente em casa e eu como mãe sou muito segura e certa das minhas opções. Sou ansiosa em outras áreas mas não na maternidade. Não que saiba tudo, mas nisto da maternidade sou confiante. Talvez esta segurança e consequente paz ajudem ao sono do bebé. 
Saímos de casa todos os dias desde os 15 dias dele, para levar as irmãs à escola, para ir ás compras, para as ir buscar. Muitas vezes vamos ao café com amigas na parte da manhã, muitas vezes almoçamos no avô ou com o avô, outras vezes com uma amiga ou com o pai e muitas vezes passeamos à tarde, no parque. Não paramos muito em casa é verdade, isto se calhar também dá uma ajuda ao sono.

Deixo uma tabela que encontrei por esta internet fora para nos guiar no sono dos nossos pequeninos!



Maggie

6 comentários:

Um Mundo a Três disse...

"não temos não porque eu seja melhor do que as outras mães mas porque sou realista" Não concordo com essa frase. eu mudava para "não temos não porque eu seja melhor do que as outras mães mas porque sou uma sortuda" É verdade que os nossos filhos devem ter rotinas e isso ajuda muito. Mas não se consegue criar rotinas num bebé recem nascido, nem num bebé com poucos meses. Se eles não querem dormir, eles não dormem. Ou porque têm cólicas, ou por que têm o vicio da mama, ou por isto ou por aquilo. Fala uma mãe que não foi assim tão sortuda e que de realista tem muito. beijinhos

Maggie F. disse...

Aqui em casa as rotinas só se instalaram a partir dos 4 meses, quando acabaram as cólicas! o que me apercebo é que muitas mamãs dizem que os bebés não dormem quando na realidade dormem, dormem é muito mais durante o dia do que de noite.
Aqui o argumento da sortuda não pega porque ter três filhos que dormem é ter sorte a mais, hehehehe

beijinho

Um Mundo a Três disse...

A maior prova que posso dar é que tenho neste momento gemeos e um dorme e outro nem por isso. A família e as rotinas sao as mesmas. Por isso continuo a achar que depende dos bebes :p

Maggie F. disse...

eu fui das que não dormia, segundo a minha mãe.

beijinho

Um Mundo a Três disse...

Somos duas. A minha mãe ficou tão traumatizada q n teve mais nenhum haha

ana disse...

Eu não tive o terceiro em grande parte por causa de as gémeas não dormirem de noite, dos 11 meses aos 2 anos e tal. É uma tortura.