segunda-feira, novembro 28, 2016

ainda há expressão plástica no 1º ciclo?

é que ás vezes parece-me que não. Vejo dar-se muito destaque ao português, sim eu sei que é fundamental e à matemática. Também vejo alguma preocupação com o estudo do meio e até se aumentou o tempo de aula em educação física, (talvez porque as caminhadas e as corridas estão na moda), e a educação física ainda saiu a ganhar, mas e expressão plástica? parece-me que é a área que fica sempre para trás, aquilo para que nunca há tempo. Não terão os professores pouca preparação nesta área e por isso não a querem fazer com os alunos? é sempre a desculpa do não há tempo, temos que avançar na matéria, que se ouve. Caramba, eu também andei na escola, está bem que foi há pouco mais de 30 anos mas as minhas professoras conseguiam dar a matéria e fazer a expressão plástica. O que mudou em 30 anos? É que eu adoro a expressão plástica e as minhas filhas também!



Maggie

3 comentários:

Vidas da Nossa Vida disse...

Na escola pública do 1º ciclo onde o meu filho anda há!! E ele tem uma professora fantástica!!

Xica Maria disse...

Eu adorava o dia da semana que havia expressão plástica!!!
Agora que leio creio que tens razão... Ja não fazem trabalhos como antes...o que é péssimo!! A arte é uma forma de comunicação.

ana disse...

Nas escolas públicas uma das AEC oferecidas é expressão plástica (ou parecido). Embora seja facultativa, é das que costuma ter mais adesão. Como matéria curricular (que o é) pode ser mais ou menos desenvolvida pelo professor, depende das suas escolhas e dos gostos. Não devia ser assim, claro...(mas as minhas nunca gostaram dessa área, saem aos pais na absoluta falta de jeito)