terça-feira, dezembro 13, 2016

quando os pais não são competentes para educar os filhos …

assiste-se de camarote a vidas tristes e pobres. 
Hoje de manhã ao falar com a professora da minha filha mais nova confirmei o que já suspeitava: há pais que quando não sabem como lidar com os outros, também não o podem ensinar aos filhos. E há pais que como não conseguem que os filhos sejam crianças de bem, crianças respeitadoras, crianças educadas no trato, ensinam-lhes a sacanice. Coisa que muitas vezes já utilizam eles próprios nas suas vidas. Eu não. Eu ainda sou a velha do Restelo para quem a educação, a dignidade e o respeito ainda importam, e os meus filhos são educados a respeitar, a partilhar, e a integrar todas as crianças. Nunca fui chamada a atenção por nada. Elas sempre souberam comportar-se em relação ás outras crianças. Até hoje. Até se terem deparado com a sacanice ensinada em casa e transportada para a escola. 
Eu sou uma pessoa pouco tolerante mas em relação à sacanice a minha tolerância é mesmo nula. Não admito e não compactuo com quem faz da falta de respeito e da falta de educação um modo de vida. Ensinei-as assim, elas próprias já me viram "sofrer de sacanice" e viram como agi. Quando as pessoas são capazes de descer baixo eu deixo de lá estar para elas. 
Não admito maldade e ensinei as minhas crianças a não admitir. E elas têm aprendido as lições que lhes tenho dado.
Quanto aos outros e aos pais dos outros, uma boa palmada e talvez ainda vão a tempo de corrigir o que não conseguiram ensinar bem em anos de educação (que não deram). 

Eu sou uma mãe feliz.
A minha filha é uma criança feliz, uma miúda que onde vai faz amizades e é querida. 
Será feliz em qualquer lado, já estas crianças a quem foi ensinada a sacanice como forma de rebaixar os outros serão sempre umas tristes pessoas …



Maggie

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo tanto. Tenho um filhote com 11 meses e um dos meus medos é mesmo a sacanice e tentar que seja uma criança respeitadora, de bem, responsável e acho que me vai ser difícil lidar quando alguém for "sacana" com ele. Não gosto de peixeirada, não gosto de ser sacana também, e tenho receio do que fazer quando isso acontecer para que não fique prejudicado.... Enfim, receios....
Tânia