segunda-feira, abril 24, 2017

eczemas aos (quase) 42 anos

Quando a Maria nasceu trazia já a pele uma desgraça, e nos dias seguintes foi piorando. Tinha pele atópica, segundo o pediatra herdada dos pais. Nunca ouvi que o meu marido tenha tido pele atópica em miúdo e eu também não me recordava de nada disso na minha infância. Fiquei desconfiada, ou a miúda não era nossa ou herdou a chatice da pele atópica de algum familiar mais afastado. Foi assim durante anos, perto dos 5 anos deixou de ter eczemas e passou a sofrer de rinite alérgica. Lembro-me de o pediatra referir na altura, que a sinusite que eu tenho é família da rinite alérgica, e há semanas que desenvolvi eczemas nas pernas. Fiquei muito admirada, então ao fim de 40 anos é que me aparecem os eczemas? Depois de passar dias a coçar-me vem me á ideia que já tive isto em miúda, tinha eu e a minha irmã. Começava sempre por comichão, borbulhas e coçávamos até ficar em carne viva, tal era o desespero, mas há 30 e muitos/40 anos ninguém nos diagnosticou pele atópica. Não se falava nisto, agora há imensas crianças diagnosticadas com atopias.
Eu desenvolvi sinusite e a minha irmã asma bronquica.  A Maria sofre com a rinite alérgica, afinal comprova-se que é mesmo uma atopia de hereditariedade, e passei-lha eu. Desculpa filha, devia ter-te passado coisas melhores, que as tenho!


Comprei o Bepanthene Eczema, vamos ver …


Boa noite


Maggie

1 comentário:

ana disse...

O melhor é consultar um dermatologista, estes problemas de pele não se resolvem sozinhos e pioram com a idade (o que é não piora com a idade?). Eu, aos 40 e muitos, passei a ter dermatite seborreica...fui à dermatologista por causa de um eczema horroroso que tinhas nas mãos (e que passou numa semana com um corticóide) e ela afinal diz-me que tenho é de me preocupar com a dermatite. E realmente veio para ficar, fico com o nariz numa lástima. Agora já percebo porque é que sempre tive comichão no couro cabeludo.