quinta-feira, maio 11, 2017

uma Mãe diferente das outras, com muito orgulho.


E tenho para mim que devo ser a única mãe que pede tpc´s para as suas crias, trabalhos para as férias e que insiste nos tpc´s ainda que sejam semanas de testes. Devo ser a única que não acha que as suas crianças são umas pobres coitadas já estafadas de tanto estudar. Não são. Precisam de mais e precisam de ordens concretas: fazer na página 20, 21 e 22, exercícios: 1.1, 1.2, e 3.3. 
Não percebo estes dramas dos pais das crianças de hoje, que os meninos já trabalham tanto (oiço eu da boca de tantos pais nas reuniões das escolas), só se forem as vossas, as minhas andam levezinhas, levezinhas … e o trabalho nunca matou ninguém!
Por isso Srs Professores das minhas crias, podem mandar trabalhos para casa com fartura que as crianças precisam e podem faze-los. E escusam de olhar para esta Mãe como se fosse um ET, não sou. Sou só uma mãe que acha que as crianças podem e devem trabalhar mais, é com cada erro nas mensagens que as minhas filhas recebem dos amigos, benza Deus. Não sabem escrever e isso sim, é triste e lamentável.
Venham mais cópias, coisa que parece ter caído em desuso, e coloquem mais exigência no dia a dia da pequenada, que bem precisa. Relaxem que não traumatizam nenhuma, garanto. De facto o 4º ano de hoje está a anos luz da antiga 4ª classe, não a minha (que já foi puxada), mas a dos meus pais por exemplo. Hoje saem do 4º ano e é uma vergonha! 


Bom dia


Maggie

6 comentários:

Anónimo disse...

A minha filha entra às 9 e sai às 17:30. É, a meu ver, uma jornada de "trabalho" e tanto. Anda no 4°Ano. No primeiro e segundo anos trazia TPC duas vezes por semana. Nos últimos dois só traz quando não termina na escola. Lê pelo menos 1 livro por semana(escolhido por ela) e estuda sempre que sente necessidade. É óptima aluna. Os TPC Como os "prega" não fazem cá falta nenhuma. Prefiro que "estude" outras matérias no seu tempo livre, que toque guitarra, que olhe para o ar... Tudo faz falta. E depois de tantas horas na escola TPC não obrigada. Mas se acha mesmo importante ocupar as suas filhas existem imensas fichas à venda e até por esta Internet. Exigir isso na escola não faz sentido. É uma convicção sua portanto trate de as sobrecarregar.

Cumprimentos.
Regina

Maggie F. disse...

E fazem muitas fichas sim Regina, que eu compro e a escola envia 😉
Beijinho

mumdream disse...

Eu sempre achei que os TPC's nunca fizeram mal a ninguém, são ótimos para os miúdos adquirirem método de estudo. Tenho um filho com 8 anos, com muitas dificuldades de aprendizagem, está no 2º ano a ter matéria do 1º, mas posso dizer que graças aos TPC's tem evoluido bastante. Acho que muitas vezes os pais reclamam porque não querem ter o "trabalho" de ajudar os miúdos nos TPc's, é muito mais fácil se não os trouxerem, sem dúvida alguma, mas que fazem falta na minha opinião fazem...

ana disse...

Os TPC no sentido tradicional (repetição e mais repetição, fichas e mais fichas) servem de muito pouco, e isso está mais que provado. A repetição mecânica (como as cópias...) podem até trazer resultados a curto prazo (porque infelizmente muita da avaliação se baseia também na reprodução sem reflexão), mas não promovem as competências mais importantes. Essas desenvolvem-se com atividades extracurriculares ricas, com vivências familiares estimulantes, com a brincadeira e o jogo e...com o não fazer nada.
A minha mãe foi a minha professora primária e já naquele tempo (há 40 anos...) passava muito poucos tpc. Trabalho extra nunca, mas mesmo nunca me deu, fora da escola era só a minha mãe. Nem eu nem o meu irmão nos demos mal, somos ambos doutorados... Em relação às minhas filhas, também trouxeram sempre poucos tpc e nunca as sobrecarreguei com trabalho extra, exceto se notasse fragilidades num ou noutro aspeto pontual. Já estão no 8º ano e não só são excelentes alunas como são perfeitamente autónomas em termos de hábitos de estudo. Uma é mais desconcentrada, mas quando é preciso auto-corrige essa sua tendência mais preguiçosa.
Os resultados escolares não têm a ver com a quantidade dos tpc, é que não tem mesmo... É evidente que crianças com um ritmo de aprendizagem mais lento precisam de apoio extra, mas isso não significa multiplicação de horas de trabalho.

Maggie F. disse...

As crianças não são todas pequenos génios, muitas precisam de trabalho extra sim. Sem esse trabalho extra os resultados não aparecem!

Beijinho

Maggie

ana disse...

Mas eu não conheço nenhum pequeno génio, Margarida, pelo menos aqui em casa não existe nenhum! E não se trata de defender que as crianças nunca façam TPC, mas de perceber o que faz sentido e traz resultados. Muitas vezes esse trabalho extra tem mesmo de existir, mas usando estratégias diferenciadas e não fichas em catadupa.